shutterstock_726216448_2

8 BENEFÍCIOS DA LUZ DO SOL PARA A SAÚDE QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

O Paseo Zona Sul é um shopping a céu aberto e que valoriza a vida ao ar livre. Por isso, achamos pertinente compartilhar com nossos clientes, ainda mais no verão, a importância da luz solar para a nossa saúde, pois uma visita ao shopping pode ser, além de agradável, saudável.
A gente sabe que você já tem muita informação sobre os problemas da exposição excessiva ao sol. Mas é necessário dizer também que os benefícios da luz solar, que são falados bem menos, são extremamente importantes para o seu bem estar. Entre os principais benefícios, está o estímulo da vitamina D para o seu corpo. A conhecida “vitamina do sol” é a responsável por auxiliar a absorção do cálcio no seu organismo, o que ajuda a deixar os ossos mais fortes, saudáveis e, consequentemente, combater a osteoporose.
A exposição da pele à luz solar também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e no tratamento de doenças como vitiligo, dermatites, psoríase. Além disso, tem importância no combate a doenças psíquicas, como depressão e Alzheimer.
São realmente inúmeros os benefícios do sol para a sua saúde. Por isso listamos, neste texto, 8 benefícios da luz solar para o seu organismo que você precisa saber. Confira quais são abaixo:

VITAMINA D
Só o fato de a exposição ao sol prevenir a deficiência da vitamina D já traria uma imensa lista de benefícios para este texto. Então, neste item, listamos alguns subitens que ajudam a entender
A vitamina D ajuda o organismo a absorver melhor o cálcio e previne a osteoporose;
Alguns estudos apontam também que a deficiência de vitamina D no organismo pode estar relacionada à formação de alguns tipos de câncer, como de mama e de cólon.
A ironia é que a maioria dos protetores solares bloqueiam apenas os raios UVB, e inibem a produção de vitamina D3. Como um pré-hormônio a vitamina D3 tem muitas funções internas de saúde.

PELE NOVA
Para quem tem doenças de pele como a psoríase – que atinge 2% da população mundial -, o sol ajuda a diminuir o processo inflamatório e melhora a resposta imunológica. As lesões, assim, podem diminuir ou até desaparecer. O mesmo vale para a dermatite atópica e para o vitiligo. Mas atenção: a exposição ao sol nestes casos não pode ser extensa. Recomenda-se 15 minutos de sol, no máximo.

BOM HUMOR
Isso mesmo. O sol eleva naturalmente a produção da serotonina, que ajuda a equilibrar o seu humor e traz sentimentos de felicidade!

ANTI-DEPRESSIVO
Durante algum tempo sem o sol, muitas pessoas ficam deprimidas, e acabam adquirindo o chamado transtorno afetivo sazonal. E essa condição depressiva pode ser facilmente amenizada simplesmente com a exposição desses raios solares

MELHORA O SONO
Como a exposição ao sol ajuda a aumentar o nível de serotonina, isso também aumenta a sensação de bem estar e a eficiência do sono durante a noite, além de auxiliar a adormecer com mais facilidade

ALIVIA DORES
A partir dos efeitos anti-inflamatórios da vitamina D, a exposição ao sol também pode ajudar a reduzir a necessidade de medicações para dor, estresse e ansiedade. Essa informação foi confirmada a partir de uma pesquisa realizada em um hospital, em 2005, que analisou pacientes em estado pós-operatório.

SAÚDE OCULAR
De novo, é preciso o cuidado com o tempo de exposição: apenas alguns minutos ao sol ajudam a prevenir a degeneração relacionada a doenças oculares que causam perda de visão

PERDA DE PESO
Mais uma vez, o aumento do nível de serotonina trazendo benefícios relacionados ao sol: além de auxiliar no humor, ele ainda regula o apetite. Além disso, um estudo dermatológico em 2011 chegou à conclusão que a exposição ao sol ajuda a queimar a gordura subcutânea e a reduzir a gordura visceral indiretamente.

Mesmo com todos esses benefícios, é extremamente importante não deixarmos de lado todos os cuidados necessários para evitamos a exposição excessiva ao sol. A exposição saudável à luz solar precisa ser feita por períodos curtos, de 15 a 30 minutos. Se for ficar mais tempo, use protetor solar e tome os cuidados para que essa exposição não cause problemas como queimaduras, insolação e desidratação.

Bom verão!!

Fonte: CEMANCONshutterstock_726216448_2

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *